terça-feira, 31 de agosto de 2010

Metáfora da leitura das Cartas das Cidades Educadoras

Metáfora da leitura das Cartas das Cidades Educadoras


Imagem fundamentada na obra do artista David Hockney, da Art Pop. Trabalha com colagens, designers, desenhos, assemblagens, gravações, pinturas e fotografias. Hockney visita cidades para fotografá-las.

Estágio Supervisionado III:

A CIDADE E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

O Estágio Supervisionado I nos aproximamos mais das instituições e resignificamos a possa trajetória educacional e nos trouxe também a oportunidade de re-avaliarmos nossa prática docente, e ao mesmo tempo no Estagio Supervisionado II nós reconstruímos essa prática em outros paradigmas conceituais, teóricos e práticos, com nossos mapeamentos e cartografias, bem como nossas metáforas conceituais. Esse momento foi para muitos as oportunidades de terem as primeiras aproximações investigativas com espaços educativos, escolas, salas de aulas.
Já no Estágio Supervisionado III passamos a ser um turista em nossa cidade com um olhar estranho, construímos nossas aprendizagens, nossas percepções através das vias de nossos sentidos diretos quanto pela vias de nossas reflexões.
Pensar a cidade enquanto um organismo vivo, dinâmico, que trás uma historia construída ao longo dos tempos, uma historia que tem como personagens seus próprios habitantes, cada uma com suas características, relações, profissões, ofícios, cultura.
Para Madalena Freire, vivenciamos uma dinâmica com movimentos que partiram desde o idealizar e fantasiar, levando-nos às instrumentalizações para sonhos mais reais. Assim, planejamos e replanejamos nossa ação pedagógica, para depois desenvolvê-la, e avaliarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário