terça-feira, 31 de agosto de 2010

A importância do uso da ferramenta Blog.

A importância do uso da ferramenta Blog.

Esta ferramenta se tornou muito popular por não demandar conhecimentos de especialista em informática para sua criação e utilização, e porque seu uso e hospedagem são oferecidos gratuitamente em alguns sites. O blog permite que se publiquem textos on-line, com funcionalidades de edição, atualização e manutenção dos textos disponibilizados na rede, recursos que, para muitos, são responsáveis pelo seu acesso e popularidade. Os blogs visam favorecer o trabalhar coletivo e a socialização de produções pedagógicas, culturais, políticas, econômicas e sociais por meio da colaboração, e da participação efetiva dos grupos de blogueiros.

Metáfora da leitura das Cartas das Cidades Educadoras

Metáfora da leitura das Cartas das Cidades Educadoras


Imagem fundamentada na obra do artista David Hockney, da Art Pop. Trabalha com colagens, designers, desenhos, assemblagens, gravações, pinturas e fotografias. Hockney visita cidades para fotografá-las.

Estágio Supervisionado III:

A CIDADE E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

O Estágio Supervisionado I nos aproximamos mais das instituições e resignificamos a possa trajetória educacional e nos trouxe também a oportunidade de re-avaliarmos nossa prática docente, e ao mesmo tempo no Estagio Supervisionado II nós reconstruímos essa prática em outros paradigmas conceituais, teóricos e práticos, com nossos mapeamentos e cartografias, bem como nossas metáforas conceituais. Esse momento foi para muitos as oportunidades de terem as primeiras aproximações investigativas com espaços educativos, escolas, salas de aulas.
Já no Estágio Supervisionado III passamos a ser um turista em nossa cidade com um olhar estranho, construímos nossas aprendizagens, nossas percepções através das vias de nossos sentidos diretos quanto pela vias de nossas reflexões.
Pensar a cidade enquanto um organismo vivo, dinâmico, que trás uma historia construída ao longo dos tempos, uma historia que tem como personagens seus próprios habitantes, cada uma com suas características, relações, profissões, ofícios, cultura.
Para Madalena Freire, vivenciamos uma dinâmica com movimentos que partiram desde o idealizar e fantasiar, levando-nos às instrumentalizações para sonhos mais reais. Assim, planejamos e replanejamos nossa ação pedagógica, para depois desenvolvê-la, e avaliarmos.

A Carta


Como eu me vejo na cidade?
Como a cidade me vê?
Olá! Boa tarde meus amores, hoje estou na faculdade assistindo a aula da professora Izabella Morenna. Questões Multiculturais para o Ensino da Arte, durante a aula fechamos os nosso olhos e viajamos para a minha casa.
Quando fechei os olhos e que me concentrei na minha casa, pude perceber como ela está vazia, nela hoje só mora Eu e Hayanda Caroline, uma casa imensa só para duas pessoas, vi como a casa ficou vazia sem você meu amor e sem você meu filho querido, como sinto a falta de vocês, todos os dias vou ao seu quarto Pedro Henrique e vejo as suas coisas que você deixou, me bate uma saudade começo a chorar, mas quando caio em mim percebo que você mesmo longe está perto de mim, agradeço a Deus todos os dias por você ainda existir nesse mundo, pois sei que quando a saudade apertar posso te ligar e dizer meu filho como Eu Te Amo e como estou com saudade, você sorrir e percebo que você está bem.
Bom meu amor agora falando de você, quando acordo e vejo que você não está ao meu lado me sinto triste e choro, mas lembro que você não se encontra presente, mas lembro que você está no meu coração, todos os dias e todas as horas de minha vida, e é isso que me faz sobreviver até os dias de hoje.
Nós só sabemos que as coisas são difíceis quando passamos por elas, mais tenho fé em Deus que em Dezembro de 2011 estaremos todos juntos e voltamos a ser aquela família feliz.
Na cidade onde moro se transformou em um deserto depois que vocês foram embora, me vejo em uma solidão, uma tristeza. Acho que Formosa deve me vê como uma pessoa triste, porque um pouco da minha alegria não faz mais parte daqui.
Hoje Eu sofro muito, mas todos os meus sofrimentos são para o meu crescimento e vejo que nada melhor que o tempo para superar essas tristezas.
Magna dos Santos Calazancio

domingo, 22 de agosto de 2010

A Era dos Gansos

Vídeo escolhido: A era dos Gansos
Produzido por: Divano
Pólo: Goianésia
Justificativa: O vídeo nos mostra a beleza que são os gansos, pude perceber que sempre que um ganso sai da formação, sente a resistência por tentar voar sozinho e rapidamente volta à formação aproveitando a aspiração da ave à sua frente. Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e imediatamente outro assume seu lugar voando na ponta”. Moral da História: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos são dependentes umas das outras.
Texto escolhido: Lição dos Gansos: Jovem Adventista. Disponível: http://www.jovemadventista.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=697:a-licao-dos-gansos&catid=91:reflexao&Itemid=296 acesso 05 de agosto de 2010.
A LIÇÃO DOS GANSOS
Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte.Voando numa formação em V, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se a ave voasse sozinha!- Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade, podem atingir seus objetivos mais rápido e facilmente. Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência pôr tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo da ave imediatamente a sua frente. - Lição: Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda aos outros. Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta.- Lição: É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras. Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar e encorajar os da frente a aumentar a velocidade. - Lição: Precisamos nos assegurar de que o nosso 'grasno' seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho. Quando um ganso fica doente, ferido, ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele ate que ele esteja apto a voar de novo ou morra. Se assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação ou vão atrás de outro bando.- Lição: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.